O CONTRASTE DO PRÉDIO DA PREFEITURA DE LAGES EM MOMENTOS DISTINTOS DA HISTÓRIA
Falando sobre a limpeza empreendida no prédio da prefeitura de Lages, Carmen Zanotto utilizou o termo: – E que faxina! A prefeita sintetizou o trabalho que exigiu autorização da FCC (porque é bem tombado) e que recebeu a limpeza de várias mãos. Visualiza-se ao passar pelo prédio atualmente que a parte de metal (proteção nas janelas) está enferrujando. Mas nesse caso, a autorização para recompor com uma tinta original é bem mais complexa. De qualquer forma, o prédio é outro, em um comparativo entre antes e depois da ‘faxina’.

Os locais escurecidos pela falta de manutenção acabaram dando lugar a uma estrutura mais clara e natural
DOS TEMPOS IDOS
E porque é um dos prédios mais belos da arquitetura paroquiana, da rede social a gente coleta o registro abaixo. Reporta ao trabalho do arquiteto italiano Rodolfo Sabattini. Teria sido ele o responsável por trazer ao mundo o prédio do Paço no início do século passado (1902)…
Interessante que, ao invés de subir mais um andar, o atual pavimento térreo corresponde ao que se vê na foto como porão. Tanto esse quanto as escadarias deram lugar ao pavimento térreo, alteração executada (acredito) que no final dos anos de 1950 tendo sido executada a mudança por profissionais como o saudoso arquiteto João Preto que chegara a Lages nos idos de 1954.