TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA CARIOCA QUE IMPULSIONA O SISTEMA DE DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS
“Somos indignados com o desperdício e a desigualdade”.
A frase acima é um dos motes de atuação da ProRede3 que se constitui uma plataforma surgida em meados de 2011, a partir da verificação da grande quantidade de medicamentos bons para o uso que eram incinerados. A ProRede3 estabelece relações entre laboratórios e demais interessados em doar medicamentos e a população que precisa. Há 13 anos desse desafio absolutamente louvável, a ProRede3 estende sua ramificação de atuação às Farmácias Solidárias. Uma delas é a de Lages.
DINÂMICA EM LAGES
Sem custo algum ao município, houve a implementação da parceria entre a startup ProRede3, a plataforma de doação de medicamentos, com a Farmácia Solidária de Lages. De imediato, um lote com 3 mil compromidos foram doados para reforçar o estoque da estrutura lageana. A lista de medicamentos disponibilizados através desta parceria inclui fármacos que, por vezes, demoram a ser oferecidos pelo SUS, incluindo medicamentos de via judicial.
ENTENDA A RELAÇÃO
“Essa parceria será muito importante para o nosso trabalho aqui na Farmácia Solidária. Deste modo, conseguiremos aumentar a gama de remédios que oferecemos gratuitamente para a comunidade, medicamentos por vezes de difícil acesso e que não constam na lista do SUS. Por meio da parceria com a ProRede3 conseguiremos essa oferta”, destaca Gilmar Gentil, gestor da Farmácia Solidária.
A ProRede3 é uma plataforma de colaboração entre a indústria farmacêutica e veículos de comunicação visando a doação de excessos de estoque à população em vulnerabilidade. Um dos conteúdos de chamamento sobre a plataforma (detalhe acima) dá ideia do foco na atuação.