PRIMEIRO CONTAINER DO PRODUTO EMBARCA AINDA NESTE MÊS. A FALHA DA PINHA TAMBÉM VAI PARA OS CHINESES
Colega Amarildo Volpato apurou a informação com Armstrong Zen de Souza da Associação de Produtores de Pinhão. Trata-se do envio pelo segundo ou terceiro ano consecutivo de pinhão (e também falha) para atender o mercado chinês. Empresários chineses que atuam em São Paulo são os responsáveis pela compra da falha (para artesanato) e pinhão (utilizado na merenda escolar) na China.
SAFRA DE 2025
De acordo com as informações apuradas, os produtores rurais de municípios como Painel, Urupema e Bom Jardim estão coletando aquilo que somará 8 toneladas de pinhão e outras 8 toneladas de falha, visando formar o primeiro container que atravessará os mares até chegar à China. O valor ainda será definido adiante, mas se consegue algo mais vantajoso que o mercado nacional. O carregamento de pinhão e falha está previsto para a última sexta-feira de abril.
A informação coletada por Amarildo Volpato com o vídeo (que pode ser visto aqui) da produção das 16 toneladas de pinhão e falha para ser remetida à China
A falha do pinhão (alguns dizem faia) é, geralmente, queimada ou jogada em algum canto da propriedade, visto que não tem utilização para outro fim. Na China é utilizada para produção de artesanato.