TRATA-SE DE OCORRÊNCIA DE POSSE PARA USO PESSOAL. E PM APREENDE QUASE UMA TONELADA DE DROGAS EM 6 MESES
Os dados são oficiais, evidenciam a atuação firme da Polícia Militar e apontam alguns contrastes em relação às diversas ocorrências atendidas pela corporação no primeiro semestre deste ano, inclusive com percentuais comparativos aos primeiros seis meses de 2023.
As informações foram compartilhadas pelo Tenente Coronel Marcos Paulo Rangel, durante participação na reunião semanal da Acil.
TRÁFICO E CONSUMO DE DROGAS
Os dados nao guardam relação com a decisão do STF que não criminaliza porte de maconha para consumo (até 40 gramas), porque tal decisão foi na virada do semestre e os dados se referem ao período de janeiro a junho deste ano. Segundo o Comandante da PM em Lages, em um comparativo entre 2023 e 2024 houve um aumento (no período de 6 meses) de 49,6% nas ocorrências relacionadas ao posse de drogas para uso pessoal em Lages. O tráfico de drogas registrou 5,9% a mais de ocorrências. Segundo o Comandante Rangel, neste ano já foram apreendidos 876.383 kg de drogas na área de abrangência do BPM de Lages.
MAIS DE 5 MIL PERTURBAÇÕES
Chama atenção que em um comparativo dos semestres iniciais de 2023 e 2024 a PM registrou aumento de 14,4% nas ocorrências de perturbação do sossego alheio. “A contratação de mais atendentes temporários aumentou a capacidade de atendimento das ligações de emergência”, aponta o Tenente Coronel Rangel. Mas ele observa que “enquanto a viatura se desloca para atender essas ocorrências, deixa de estar fazendo rondas”.
OUTROS DADOS DA PM
Com relação aos casos de violência física e crimes contra o patrimônio, a notícia é positiva. As ocorrências de lesão corporal leve caíram 7,8%, e as de lesão corporal grave diminuíram em 11,5%. Nos crimes contra o patrimônio, embora os casos de furto tenham aumentado 2,8%, os registros de roubo tiveram uma redução significativa de 16,9% e os casos de estelionato reduziram 10,8%.
Informações e fotos: Sheila Rosa – Gerente Comunicação Acil