TRATA-SE DO REPUBLICANOS QUE CONVIDOU A FUTURA DEPUTADA GEOVÂNIA DE SÁ PARA DEIXAR O PSDB
Na federação que reuniu Cidadania e PSDB para a eleição proporcional de 2022, Carmen Zanotto (a 5ª mais votada a Federal) somou 130.138 votos. E a segunda mais votada da federação foi Giovânia de Sá que obteve 84.454 votos. Por sinal, ela foi a 13ª mais votada, mas o quociente eleitoral a deixou fora da lista dos 16 eleitos. E a partir de 1º de janeiro, Giovânia de Sá passa a ser titular do mandato em substituição a Carmen Zanotto, que assumirá a prefeitura de Lages.
TROCA DE PARTIDO
Não por se tornar titular, mas pelo quantitativo de votos conquistados e mesmo assim ficando na suplência, a deputada Geovânia de Sá foi formalmente convidada pelo futuro colega de Câmara Federal, Jorge Goetten, a deixar o PSDB e ingressar no Republicanos. Se o caminho dos tucanos é incógnito para o apoio de majoritária em 2026, o Republicanos tem como premissa a ajuda para a reeleição de Jorginho Mello.
Geovânia de Sá ficou na suplência da federação Cidadania e PSDB, mas agora assume a titularidade no lugar de Carmen Zanotto na Câmara Federal. Ela está sendo pretendida pelo Republicanos em SC.