DAQUELES QUE PODEM IR À DISPUTA POR MAIS UM MANDATO, TODOS DEVEM CONCORRER NO PLEITO DE OUTUBRO
O cenário eleitoral na Serra Catarinense apresenta duas realidades. De um lado aqueles municípios onde os prefeitos, estando em segundo mandato, recolhem-se da disputa e tentam emplacar um sucessor (nem todos, é claro). Do outro, quem foi eleito em 2020 e agora tenta permanecer na função até 2028. Aqui a lista daqueles que, a princípio, buscam a reeleição na Amures:
Correia Pinto – Edilson Germiniani (Churiço) perde a parceria do PP (que indicou Josmar Silva de vice em 2020) e tenta mais um mandato. Terá como adversário, além de outros nomes, o próprio PP com o ex-prefeito Celso Rogério Alves Ribeiro.
Ponte Alta – Edson Wolinger venceu a eleição de 2020 numa chapa pura pelo Republicanos, sigla do então governador Carlos Moisés. Ele deve buscar novo mandato no pleito deste ano.
Painel – Marcos Cavalheiro Flores, o Marquinhos, chegou a ensair deixar o PL durante o mandato,mas segue na sigla e deve ir à reeleição. O MDB deve escalar o adversário para enfrentá-lo nas urnas.
Campo Belo do Sul – Essas mulheres administram o município desde 2021 e tentarão a reeleição. Claudiane Pucci (PP) e Ilzete Tessaro (PSDB) repetirão a dobradinha tendo, atualmente, adversários numa composição do PSD, MDB e Republicanos, ainda o PL tem pré-candidato, assim como o PT através de Orli Mocelin.
Urubici – Quem também se lança ao desafio de buscar novo mandato é a prefeita do município que mais se desenvolve no turismo da Serra Catarinense. Mariza Costa concorreu e deve disputar novamente pelo PP. Debe enfrentar um agrupamento de oposiçao formado por várias siglas.
Otacílio Costa – O terceiro maior colégio eleitoral da Serra Catarinense tem Fabiano Baldessar na condição de pré-candidato à reeleição. Ele é do MDB e deve manter a dobradinha com Leonir Ribeiro da Silva, seu vice. Este, por sinal, precisou deixar o PL para manter a dobradinha porque os liberais querem cabeça de chapa e devem lançar o vereador Henrique Costa para a empreitada.
OUTROS QUE BUSCARÃO A
REELEIÇÃO NA AMURES
Bocaina do Sul – João Eduardo Della Justina (Duduca) – PSDB
São José do Cerrito – José Dirceu da Silva – PL
Albino Padilha – Bom Retiro (MDB)
Erlon Tancredo – Rio Rufino (PSD)
Urupema – Cristiane Pagani que foi eleita vice em 2020 pelo PP. Depois assumiu como prefeita no lugar de Evandro Frigo e se filiou ao PL. Ela disputa a reeleição após esse pequeno período em que é titular na função de prefeita na cidade mais fria do Brasil.
MUNICÍPIOS COM PREFEITOS
SEGUNDO MANDATO NA AMURES
Lages – Antonio Ceron (PSD)
São Joaquim – Giovani Nunes (PL)
Cerro Negro – Ademilson Conrado (PP)
Anita Garibaldi – João Cidinei (PL)
Palmeira – Fernanda Córdova (PL)
Capão Alto – Tito Freitas (PP)