Geral

Quem o ‘idiota’ apoiará em Lages?

UM TROCADILHO PARAFRASEANDO O PERSONAGEM CRIADO POR UM DOS JORNALISTAS MAIS BRILHANTES DO BRASIL

Por certo o jornalista Elio Gaspari nem dará bola por nos postarmos porta-voz do célebre personagem por ele criado. Trata-se de Eremildo, que entendeu que também deve dizer quem apoia na eleição de Lages. Há várias vozes entendendo que devem fazer isso para estar ao lado de quem vencer na disputa paroquiana. O idiota, no caso o Eremildo, acredita que menos por transferir votos e mais pela modinha de piá pançudo, que, independente de lado, quer estar no fervo, vai declarar apoio.

NEM DIREITA, NEM ESQUERDA

Porque não é de direita e nem de esquerda e muito menos de centro, Eremildo estuda o lado que apoiará. Talvez seu posicionamento se dará depois de ver o movimento das casas. Não as Casas da Banha, que nem existiram em Lages, tão pouco as Casas Buri, que sumiram da frente do Bertuzzi Ribas ali pra baixo da Pensão Urubici, mas casas em geral que sentem a necessidade de se posicionar. Inclusive tão pessimista quanto idiota, Eremildo considera muito aquela filosofia dilmística para interpretar o futuro de Lages pós-eleição:

‘Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder, vai todo mundo perder’.

TENDÊNCIA

Há quem deixe escapar que o apoiamento de Eremildo se baseará em outro idiota. No caso a obra de Fiódor Dostoiévski que narra o destemor de um jovem, cheio de ideais, diante de uma sociedade desencantada e movida à ganância que imperava na Rússia, onde livro O Idiota é ambientado. Isso faz sentido porque, de certa forma, a coisa está russa também em Lages, aproveitando o trocadilho.

A figura caricata de Eremildo, o idiota, lembra de longe o Tonhão da Penha que morava na Lomba Seca antes de se mudar para as imediações da Curva da Morte no caminho do Rincão do Perigo.

FILOSOFIA DO EREMILDO

Eremildo é mesmo um idiota. Eis o que ele pensa sobre a eleição na cidade:

“Não entendo esses lageanos. Não querem votar no Elizeu por causa das encrencas dos processos. Nem no Lio Marin porque estaria do lado daqueles que respondem processos. E tão pouco na Carmen Zanotto porque vai querer ser senadora daqui dois anos e entregar o governo e a cidade para o menino maluquinho. Logo, sobram as esquerdas. Mas o lageano não quer votar na esquerda para a prefeitura. Daí o que restaria seria todo mundo combinar e ninguém ir às urnas para a cidade perder a eleição por WO”.

P. S.

Conteúdo totalmente fictício sem qualquer compromisso com a realidade dos fatos, atos e pessoas. Tão pouco desprovido de propósito de difamar os lados da disputa na eleição em Lages. O personagem Eremildo, o Idiota tem todos os direitos reservados a seu criador, o jornalista ítalo-brasileiro, Elio Gaspari, que por sinal, admiramos e recomendamos a leitura de seus conteúdos na Folha e seus livros.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *