Geral

Somos mais de 170 mil lageanos

LAGES REVERTE CURVA DECRESCENTE DA POPULAÇÃO POR CAUSA DA EVOLUÇÃO POSITIVA DO CENSO DE 2023

A contagem populacional no invervalo das décadas de 2000 e 2010 apresentou um freio no crescimento no número de habitantes. E foi esse freio que balizou o IBGE na estimativa da década passada para apontar o número de moradores de Lages. Daí veio o Censo, concluído em 2023, onde apresentou um aumento real de habitantes chegando a 164.981 moradores na maior cidade da Serra Catarinense.

E…

Agora é a média ponderada entre o Censo de 2010 (156.727 habitantes) e o Censo consolidado do ano passado que norteará a estimativa ano a ano do IBGE sobre a população de Lages. E como houve aumento populacional entre um Censo e outro, a estimativa será com números mais robustos que aqueles discretos da década passada.

TANTO QUE…

Na estimativa para 2024 – divulgada nesta quinta-feira, 29 – chegamos a 171.609 habitantes em Lages. Significa que esse aumento de moradores registrado no último Censo permitiu reverter a curva decrescente e agora a tendência é de aumento a cada ano no número de habitantes da paróquia.

SIGNIFICA MAIS

Considerando essa tendência de aumento, com base na média consolidada entre os dois Censos, é provável que a cidade chegue – de forma estimada – a uma população próxima a 200.000 moradores até o Censo de 2030. É o recuperar do terreno – em termos populacionais – para uma cidade que sempre acreditamos que tem mais moradores que aquilo que o IBGE conta.

Aquele retrato da ferradura da Carahá para ilustrar a cidade esparramada que ultrapassa a barreira dos 170 mil habitantes. E crescendo!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *