Geral

Trapaça: O esquema em Anita

INVESTIGAÇÃO PRENDEU CONTADOR E APONTA DESVIO DE R$ 2 MILHÕES DA PREFEITURA SOMENTE EM UMA LICITAÇÃO

Foi bem mais amplo que o noticiado inicialmente o teor da Operação Trapaça que levou 30 integrantes da Polícia Civil e Polícia Científica a atuarem em Anita Garibaldi. Os agentes cumpriram sete mandados de busca de apreensão nas residências de suspeitos, um escritório de contabilidade e ainda na prefeitura do município. Cumpriram ainda mandado de prisão contra o profissional contábil apontado como peça chave no esquema criminoso em investigação.

INFORMAÇÃO OFICIAL SOBRE A INVESTIGAÇÃO

 As investigações iniciaram após denúncias de um esquema de fraude em licitações e desvio de recursos da prefeitura de Anita Garibaldi. Durante os trabalhos, os policiais identificaram indícios de direcionamento do edital e irregularidades em documentos, visando favorecer a empresa vencedora de uma licitação para fornecimento de merendeiras para a prefeitura. Também foram identificados os responsáveis pelo procedimento licitatório e outros envolvidos. As investigações apontam um desvio de recursos na ordem aproximada de R$ 2.000.000,00 apenas em um dos procedimentos de licitação investigados.

COLETA DE PROVAS

Durante as buscas, foram apreendidos celulares e documentos, enquanto a Polícia Científica realizava a extração de dados de computadores dos alvos no escritório de contabilidade e na prefeitura. A investigação apura crimes de organização criminosa, fraude em licitação, falsificação de documentos e falsidade ideológica. Nos bastidores se fala na participação (ou benefício) a uma mulher. Mas sobre isso não há nada exteriorizado (ainda).

Com viaturas e veículos descaracterizados, agendes da Polícia Civil percorreram endereços para cumprir mandados de busca e apreensão

O alvo da operação foi, principalmente, esse setor da prefeitura de Anita. O servidor que foi preso (e permaneceu recolhido sendo submetido à audiência de custódia nesta quinta-feira, 22) seria sócio de uma empresa vencedora de licitação para prestar serviços à prefeitura de Anita.

O QUE DIZ O PREFEITO?

João Cidinei da Silva (PL) se reportou à ação das forças de segurança na Operação Trapaça. Falando à Clube FM citou que “estão investigando um funcionário”. Lembrou que foi informado pelo delegado sobre a operação e que a prefeitura colaborou com o trabalho dos policiais. “É denúncia. Então, temos que esperar os fatos. E vamos aguardar o que a polícia investigou, enfim. Estamos aguardando”, observou o prefeito de Anita Garibaldi.

João Cidinei da Silva chega a cogitar a possibilidade de ter sido uma denúncia política. Entretanto, a prática, independente da origem da denúncia, tende a evidenciar irregularidades que vinham sendo perpetradas no âmbito da administração. E naturalmente, a investigação vai apurar até onde vai a responsabilidade de cada um.

Com informações da Polícia Civil/SC e do Jornal Correio dos Lagos (Anita Garibaldi)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *