INSTITUIÇÃO LAGEANA APRESENTA DADOS FOCANDO AMPLIAR LEQUE DE OPÇÕES À COMUNIDADE ACADÊMICA
Os números do Centro Universitário Unifacvest são expressivos. São mais de 50 cursos de graduação e há 8 anos atuando também na EAD – Educação à Distância, presente em 1 em cada 6 municípios brasileiros (sim, são 1.000 cidades que têm a modalidade de ensino mantida a partir da Unifacvest). É a oitava instituição de ensino superior do Brasil em número de acadêmicos sem se descuidar da qualidade de ensino atestada pelo MEC.
SOBRE A QUALIDADE DE ENSINO
Em 2023 o MEC recredenciou a Unifacvest com a nota máxima (conceito 5) e há nove anos consecutivos a Unifacvest mantém o conceito 4 no IGC – Índice Geral de Cursos, que inclui a qualificação do corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e o desempenho dos acadêmicos no Enade. Essa realidade conquistada em 25 anos de atuação precisaria, em média, de meio século para que uma instituição de ensino superior conquistasse, sendo resultado do arrojo e, principalmente, investimentos.
AGENDA EM BRASÍLIA
É do conhecimento público que, embora tenha um leque enorme de ensinos de graduação (presenciais), além de cursos de Mestrado e Doutorado, a Unifacvest busca a autorização para dispor de um Curso de Medicina. E para tanto, seus gestores, liderados pelo próprio Reitor Geovani Broering, estão em Brasília nesta semana. Apresentam os dados à bancada federal catarinense, assim como a gestores ligados à área de ensino superior em Brasília, inclusive com dados sobre a atuação social a partir de Lages e o significado da atuação para um grupo populacional de 300 mil pessoas, além das fronteiras da Amures.
O consultor de avaliação do Inep/MEC e coordenador do curso de Engenharia Civil, engenheiro Aldori Batista dos Anjos (direita) com o Reitor Geovani Broering e lideranças como o deputado Ismael e os prefeitos Baldessar (Otacílio Costa) e Márcio de Andrade (Painel)
SOBRE A ESTRUTURA
Durante os contatos com lideranças e dirigentes em Brasília, os gestores da Unifacvest apresentam informações e dados consolidados. Depois do recredenciamento com nota máxima em 2023 a Unifacvest não parou de investir, entregando no ano passado para a comunidade acadêmica o Unifacvest + Saúde -Hospital Simulado, modelo único na região sul do Brasil.
SOBRE O HOSPITAL SIMULADO
Ele possibilita a realização de atividades teórico-práticas em ambientes de simulação para que antes e durante os estágios curriculares, os acadêmicos possam ter todas as aprendizagens e vivências de um cenário real com manequins para simulação médica, salas de observação, estações imersivas de realidade virtual, UTI, emergência, consultórios médicos, ambulância e uma casa para simulação de atividades inerentes à saúde da família e atendimento domiciliar.
O Hospital Simulado é um espaço multiprofissional e multidisciplinar, tendo três entradas simuladas: uma para a comunidade, outra para ambulância e uma exclusiva para os acadêmicos e docentes. O espaço é planejado didaticamente para a imersão em metodologias ativas, problematização e estudos de caso.
PERFIL PARA A COMUNIDADE
“A Unifacvest é uma Universidade para a Comunidade”, enfatiza o Reitor Geovani Broering ao citar que a instituição entrega “o que há de melhor em excelência profissional e tudo isso garantindo que quase 70% dos acadêmicos recebam algum tipo de bolsa de estudo, reforçando o compromisso com o acesso à educação superior”. O impacto da Unifacvest vai além da formação acadêmica. “A presença da instituição ajudou a revitalizar a economia local, gerando empregos, valorizando imóveis e incentivando o comércio”.