Geral

Gestão terá que ‘proteger’ Transul

COMBATE À CONCESSIONÁRIA DO TRANSPORTE COLETIVO É COISA DO PASSADO PARA O FUTURO VICE-PREFEITO

É preciso entender que Jair Júnior estava numa estratégia política ao longo dos últimos anos que lhe renderam a ascenção ao segundo cargo político mais importante de Lages. E nessa postura, apesar de críticas, inclusive nossa – e a nós por parte dele -, o vereador cumpriu seu papel. Quer seja combatendo a gestão que finda – com um dos maiores índices de rejeição da história – ou em cruzadas como a contrariedade ao aporte público à Transul. Vez ou outra, Jair Júnior saiu da linha, invadindo o íntimo e pessoal das pessoas, mas tudo fez parte de um jogo onde o eleitor aprovou ao ponto de lhe eleger vice-prefeito.

EM RELAÇÃO À TRANSUL

Jair Júnior até o advento da lei municipal que aprovou o repasse mensal da prefeitura para ajudar a Transul – combatendo o déficit e desequilíbrio entre o que gasta e arrecada – foi ferrenho crítico. Disse-nos na semana passada que a postura combativa se dava porque inexistia lei. “Com a aprovação da Câmara se estabeleceu parâmetro e me recolhi de qualquer crítica”.

Porque ‘nos sabemos o que você fez no novembro de 2021 passado’ a notícia publicada pela colega Olivete Salmória evidencia que não apenas o próprio Jair Júnior, mas as vereadoras do Cidadania (Suzana e Elaine) votaram contra aquilo que agora terão que aplaudir e apontar que a gestão que finda tinha razão na providência. O tempo é um juiz implacável!

E MAIS

O vice-prefeito eleito sabe que o município precisa continuar tirando cerca de meio milhão de reais todo mês dos cofres próprios – do orçamento – para ajudar a fazer o sistema do transporte coletivo rodar em Lages. Sem o aporte, o serviço entra em colapso e há risco da prefeitura ter que assumir (porque é tarefa dela disponibilizar transporte coletivo, podendo fazer – como faz – através de concessão).

Já mostramos essa tabela onde (em maio deste ano) o aporte necessário beirava o meio milhão de reais. E que havia, há 8 meses, mais de R$ 1 milhão que a prefeitura estava defendo entre o custo da Transul e o que realmente era aportado.

E o grande problema da Transul, como já abordamos, reside na realidade do gráfico acima onde, depois de 2019, a empresa nunca mais transportou passageiros em quantitativos próximos ao que se fazia até então.

E o próprio vice-prefeito eleito, que aparece nesse retrato ouvindo explicações do diretor Humberto Arantes e, depois da conversa, mantendo a artilharia de críticas (porque não havia lei sobre o repasse da prefeitura à Transul), terá que ajudar a proteger a empresa. Do contrário, será mais uma encrenca de difícil solução que sobrará para a nova gestão, em um eventual recolhimento da empresa de operar em Lages por causa do déficit histórico que é inconteste, considerando dados.

Continue Reading
Geral

Padre Marcos segue na Catedral

FIÉIS EXTERIORIZARAM ANGÚSTIA COM AS NOMEAÇÕES ENCAMINHADAS PELO BISPO DOM GUILHERME

Quando ele deixou a Igreja São Judas e se deslocou para a Catedral, seguindo o ordenamento Diocesano, sob a gestão do Bispo Dom Guilherme, já houve manifestação de fiéis. Logicamente que todos os padres têm suas características e, cada um no seu estilo, exerce o sacerdócio na tarefa de transmitir a Palavra de Deus. Entretanto, Padre Marcos Antônio Costa tem um estilo próprio de pregação, que agrega e atrai as pessoas. Daí a preocupação que, depois do éríodo como Vigário Geral da Catedral, na rotina anual de remoções que o Bispo Diocesano precisa fazer, o religioso fosse transferido da referida igreja.

ELE SEGUE NA CATEDRAL

O próprio Padre Marcos confirma que segue na Catedral, apenas com outra missão. “Continuo como Pároco da nossa Catedral. O Ofício que eu exerci, como Vigário Geral, durante seis anos, é que o Padre Henrique assume agora, nomeado pelo Bispo”. Informa o religioso. Significa que Padre Marcos atuará como pároco, sem acumular também a tarefa de Vigário Geral que passa para o outro abençoado, Padre Henrique.

Padre Marcos proferindo uma bênção e, ao seu lado, o Bispo Diocesano que todo ano tem a tarefa (nem sempre compreendida) de fazer deslocamento de parócos e vigários de uma paróquia para outra.

A REFERÊNCIA DE PADRE MARCOS

Para se ter ideia do quanto o lageano gosta do estilo de atuação de Padre Marcos, há até quem o queira como prefeito da cidade. Lá no mês de março deste ano, antes da movimentação com nomes para disputar a prefeitura, uma liderança encomendou pesquisa nas 10 maiores cidades de Santa Catarina ‘para medir a febre’. Em Lages, na espontânea, apareceu o nome de Padre Marcos como um dos citados. Um dos assessores do encomendante da pesquisa fez contato conosco para saber quem era Padre Marcos que aparecia no levantamento e eles não sabiam de quem se tratava. Contamos essa história dia desses a Padre Marcos, ele achou graça!

Lages, Urubici, São Joaquim (foto acima com na ordenação do seminarista Pablo), onde percorre o religioso lageano agrega, nessa postura que é comum também com outros padres que servem a Diocese de Lages

Continue Reading
Geral

Amanhecer com tragédia na BR-282

DUAS MULHERES DE UM MESMO VEÍCULO FORAM AS VÍTIMAS FATAIS DA COLISÃO ENVOLVENDO QUATRO VEÍCULOS

Distante 200 metros de onde há uma mina de cascalho no Km 150 da BR-282, numa pequena reta, um acidente às 5h40min da madrugada deste sábado resultou na morte de duas mulheres. As vítimas fatais ocupavam um veículo Volkswagem Voyage, motor 1.0 (que é a motorização do modelo), sendo que uma terceira mulher ficou com lesões graves, foi atendida e encaminhada a atendimento hospitalar de urgência. O condutor do Voyage sofreu lesões leves.

OUTROS VEÍCULOS

Além do Voyage onde estavam as duas vítimas fatais e uma terceira vítima em estado grave, o acidente envolveu também um caminhão Meteor Highline Volkswagem e outros dois veículos pequenos, sendo um Corola Toyota de Xanxerê e um Volks Polo da cidade de Entre Rios. O trânsito ficou bloqueado durante parte das primeiras horas da manhã para o trabalho de socorristas e policiais rodoviários (PRF) e acidente decorreu de imprudência de pelo menos um dos condutores envolvidos.

O local do acidente tem uma sequência em cursa e aconteceu já durante o dia, considerando que o amanhecer foi às 5h20min deste sábado, 21

Fotos e atendimento: PRF Posto de Índios/BR-282

Continue Reading
Geral

Sapecada vira Patrimônio Cultural

NO CASO O FESTIVAL DA CANÇÃO NATIVA CUJA LEI ELEVOU À CATEGORIA DE PATRIMÔNIO CULTURAL DE SC

Em Tropeiros, Léo Almeida inicia lembrando que:

‘O romantismo rendeu versos ao gaudério…’

Em Milonga da Coragem, João de Almeida Neto cita:

‘Cantar a vida se canta, quando é má e quando é boa…’

Marenco inicia o Silêncio e a Campereada entoando:

‘Recorro campo sozinho, nem carculo a quanto tempo…’

Quarteto Coração de Potro em O Último Tirão tem trecho:

Já fui matreiro e sem doma, rebentador de presilha…

MILONGUISMO ETERNIZADO

Os trechos acima compõem a produção imensa de músicas das mais belas, especialmente no milonguismo gaudério, embora tenha chamamé, bugio e e outros ritmos, que edificam ao longo de 30 anos o maior dos nossos festivais nativistas em existência atual. É a Sapecada da Canção Nativa que acontece todo ano, exceto quando tem pandemia, dentro da Festa do Pinhão.

PATRIMÔNIO CULTURAL

O governador Jorginho Mello colocou assinatura na lei 19.128/24 desta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 da era vulgar. Ali a maior autoridade catarinense consagrou o festival nativista lageano como Patrimônio Cultural de Santa Catarina. Parabéns aos envolvidos!

A Alesc decretou e o governador sancionou e a Sapecada da Canção é um festival com reconhecimento como patrimônio cultural

Aos Arruda e vários outros sobrenomes que ajudaram a construir a história do festival, que a própria história reconheça o esforço de todos que tornou a Sapecada da Canção Nativa essa referência na cultura do Brasil

Continue Reading
Geral

Câmara: Extraordinária estranha?

CÂMARA DE LAGES FARÁ SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DIA 27. HÁ QUEM VEJA MANOBRA POR CAUSA DO VALE

A INFORMAÇÃO – TCE/SC enviou expediente burocrático para o legislativo lageano que chegou nesta quinta-feira, 19. O documento orienta pela apreciação das contas do prefeito Antonio Ceron referentes ao ano de 2023. De imediato o presidente Freitinhas convodou uma Sessão Extraordinária, dois dois dias depois do Natal, para que os ainda atuais vereadores votassem as referidas contas.

ISSO É OBRIGATÓRIO? – Como o parecer chegou em um período em que o legislativo não está mais em atividade, por causa do recesso de final de ano, natural que o documento fosse apreciado na futura legislatura. Entretanto, optou-se pela providência da sessão extraordinária – que registre-se inexistir custo aos cofres públicos – para votar as contas de Ceron.

Ceron sempre teve ‘na mão’ a maioria dos integrantes do legislativo e, via de regra, não teria razão para se preocupar com a aprovação das Contasde 2023

NARRATIVA DE OUTRA RAZÃO

Chegam informações de que haveria outro propósito para a reunião extraordinária dos vereadores nesta legislatura. É que o projeto do Vale Alimentação foi aprovado e enviado para sanção do prefeito Ceron. A ideia seria criar uma situação que levasse o prefeito à sanção do projeto. E caso o prefeito se recolhesse da assinatura, haveria um comportamento no estilo “eu não me responsabilizo pelo que vai acontecer na votação das contas”.

E…

A hipótese da derrubada de veto, em ocorrendo o mesmo por Ceron ainda na sessão extraordinária das contas não procede porque o encontro seria exclusivo para apreciar o expediente enviado pelo TCE/SC. “Mas tem alguma coisa de estranha e suspeita nessa manobra”. Aponta um interlocutor sobre o tema.

SOBRE VALORES…

Há uma narrativa falsa sobre os valores que serão fixados para o Vale Alimentação dos Vereadores. Aqueles que falaram em R$ 1.800,00 por exemplo, não o fazem em cima de informações reais. É que o valor não foi fixado – e será apenas por resolução -, talvez em 2025. O que a lei fala é em paridade com os servidores (que significa mesmo valor). E atualmente os valores do vale alimentação aos servidores da Câmara (efetivos e comissionados) estão na faixa de R$ 957,00.

E RAZÃO DO VALE

E a razão principal para a criação da lei que sangra no noticiário e na opinião pública seria o fato de não existir hoje legislação, regulamentação, regramento, para estabelecer – e pagar – o vale alimentação aos próprios servidores. Mais que focar o benefício aos vereadores, a ideia seria regularizar o mesmo aos quase 70 servidores que não teriam a proteção legal para acesso ao benefício. Até porque, os colegas servidores da prefeitura têm vale alimentação bem abaixo desse patamar com um professor, por exemplo, recebendo pelas 40 horas semanais (8h/dia) o montante de R$ 149,00.

Encaminhamento do vale alimentação seria mais para regularizar o benefício aos 70 servidores comissionados e efetivos que propriamente estender o montante aos futuros vereadores

ENTRETANTO

Se não existe regramento para pagar vale alimentação hoje, o recebimento seria em desacordo. Daí a devolução de valores dos últimos cinco anos seria o encaminhamento adequado. Logo, não há lógica na ausência de regra para o benefício. Talvez seja um reforço no regramento. Penso!

Continue Reading
Geral

Hotel de R$ 25 milhões em Lages

EMPREENDIMENTO SERÁ LEVANTADO AO LADO DO LAGES SHOPPING CENTER DA REDE TRI DE CAXIAS DO SUL

Tri é ter você aqui!

Assim é o chamamento da rede de hotéis que mira e vai fincar bandeira em Lages. É não é prospecção, análise de mercado, mas algo consolidado com negociação até com a construtora responsável pela obra.

A BOA NOTÍCIA

A Rede Tri Hotéis que tem um leque de unidades espalhadas por cidades catarinenses e gaúchas – com um pé em SP – confirma o investimento em Lages. Trata-se de um hotel a ser construído ao lado do Lages Shopping Center, constituindo-se alternativa a viajantes que utilizam a BR-282, turistas e aqueles que estão a negócio na Serra Catarinense.

Para conhecer melhor cada uma das 17 unidades acima, basta clicar aqui. E Lages aparecerá em breve como ‘novo’ na lista da Rede Tri Hotel

A empresa Expert Engenharia comandada pelo engenheiro Fabiano Ventura (centro), ele que é vice-presidente da Fiesc aqui a Serra Catarinense, vai incorporar e construir o empreendimento e a rede Tri Hotéis de Caxias do Sul vai operar. O investimento é estimado em R$ 25 milhões. No registro acima temos o empresário Rodrigo Prockt, dono da rede Tri Hotéis, o próprio Ventura e o corretor Lauzino Gomes, que atuou na viabilização do negócio. Bom para eles. Excelente para Lages!

Continue Reading