Geral

Emprego no 1º mês de Carmen

ANO COMEÇOU COM 266 VAGAS DE EMPREGOS GERADAS A MAIS CONSIDERANDO CARTEIRAS ASSINADAS

Não entra nesta matemática a multidão nomeada para as diversas funções na prefeitura de Lages. Até porque, os comissionados, embora recolham INSS, eles não têm a CTPS (carteira de trabalho) assinada e, portanto, não têm recolhimento de FGTS. Mas mesmo assim, os dados da empregabilidade são positivos no primeiro mês do mandato de Carmen Zanotto. Os números são menores que de janeiro de 2024. Foram geradas 266 vagas a mais que as demissões, constituindo-se números expressivos.

A geração de empregos em Lages ficou nos números mostrados acima: Ano passado se somaram 1.515 vagas geradas a mais que as demissões. No primeiro mês de 2025, pelos dados oficiais do CAGED, foram 266 vagas geradas nos diversos setores da economia lageana.

OUTROS DADOS

Em janeiro aconteceram 2.554 contratações no mercado de trabalho de Lages e foram registrados 2.288 desligamentos, gerando o referido saldo positivo. No janeiro do ano passado foram 419 vagas geradas a mais que as demissões.

Os dados oficiais divulgados sobre o mês de janeiro, consideram a geração de empregos com carteira assinada no diversos setores da economia no interior e nos bairros de Lages, incluindo o Coral (foto acima da MSM Imagens Aéreas).

Continue Reading
Geral

Ação retarda inundações em Lages

DESASSOREAMENTO DE RIOS E CÓRREGOS É A MELHOR ESTRATÉGIA PARA RETARDAR E MINIMIZAR ALAGAMENTOS

Porque não dá para esperar chover para depois pensar em tomar providências, o Executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, lidera o trabalho mais importante (que é possível) para retardar inundações e reduzir alagamentos em locais pontuais. O caminho é o desassoreamento de córregos e rios, assim como a limpeza das margens dessas correntes de água para, quando de uma chuva intensa (e constante), mesmo que haja alagamentos, esses demorem a se formar e a água afete o menos possível as comunidades lindeiras.

Sargento Ribeiro acompanhou pessoalmente o trabalho no bairro Maria Luiza nesta semana e sinaliza que “com essa intervenção, conseguiremos reduzir significativamente os riscos de alagamentos, melhorando a drenagem”. Lógico que não é um trabalho que resolve por completo o problema (porque quando a chuva é acima da curva, não há trabalho preventivo que impeça os transtornos), mas é uma ação que retarda transbordamentos do leito de rios e córregos.

Continue Reading
Geral

Júlio Garcia dialoga com bancadas

PRESIDENTE DA ALESC PAUTA CONVERSA COM OS REPRESENTANTES DAS BANCADAS REGIONAIS PARA AFINAR PAUTA

Discutir temas do interesse da população nas diferentes regiões do Estado. Até porque, a prioridade da região de Joinville diferente daquilo que a região de Lages foca. Nesse sentido, o presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia (PSD) que tem uma leitura atenta do trabalho legislativo, agregando o parlamento, iniciou hoje (quarta-feira, 26), um ciclo de reuniões com as bancadas regionais.

FOCO DE GARCIA

O objetivo é estimular e fortalecer a atuação desses colegiados, que irão apontar os assuntos considerados prioritários nas suas respectivas regiões, e que serão incluídos na agenda de debates do Legislativo Estadual. “A criação das bancadas regionais na gestão do ex-presidente Mauro foi uma experiência que se mostrou vencedora e hoje estes colegiados são essenciais para o funcionamento da Assembleia. A partir de agora, nós teremos reuniões semanais, por região, e as bancadas estabelecerão aquilo que é prioridade e é sobre essa pauta que a Casa vai trabalhar”, destaca Julio Garcia.

Nesta semana, o presidente se reuniu com deputados integrantes da Bancada do Oeste. Estão instaladas ainda na Alesc, além do grupo de parlamentares do Oeste, bancadas representativas das regiões Norte, Sul, Serra, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Continue Reading
Geral

São Joaquim: Ação chama atenção!

TRATA-SE DA ESTRATÉGIA PARA LIDAR COM MORADORES DE RUA NA SEGUNDA MAIOR CIDADE DA SERRA CATARINENSE

A abordagem aos moradores de rua, o diálogo e as orientações para que esses busquem algum rumo de (e na) vida. Esse trabalho em desenvolvimento na área urbana de São Joaquim chama a atenção para evidenciar que a realidade que preocupa municípios como Lages, por exemplo, tem solução. Pelo menos se estabeleceu uma linha de trabalho para tentar dar solução ao problema que afeta o cotidiano de cada cidade.

É ASSIM EM SÃO JOAQUIM

A secretária de Assistência Social, Marilda dos Santos Rodrigues, cita que a ação busca garantir qualidade de vida tanto para a população em geral de São Joaquim quanto para os próprios moradores de rua. “Nosso objetivo é oferecer oportunidades de emprego para quem tem condições de trabalho, tratamento para dependentes químicos e passagem de volta para aqueles que desejam retorno às suas famílias. Não queremos que ninguém fique sem suporte”, declarou.

TRABALHO AMPLO

Segundo Marilda, a iniciativa visa devolver a tranquilidade à população e garantir que os espaços públicos possam ser utilizados sem insegurança. “Queremos que as crianças possam voltar a brincar nas praças sem preocupação. A ação continuará nos próximos dias, garantindo que ninguém fique desamparado”. O trabalho de abordagem e acompanhamento tem uma ajuda importante da Polícia Militar, inclusive vistoriando locais – até mesmo o cemitério – onde algumas dessas pessoas se refugiam para o consumo de drogas e outras práticas contrárias aos bons costumes.

As equipes percorrem até o cemitério municipal para localizar moradores de rua e tentar encaminhá-los para uma solução de vida que inclui até mesmo proposta de trabalho, considerando que a busca de mão de obra em São Joaquim é norme nesse período de colheita da maçã, inclusive.

Conteúdo: Wagner Urbano – Jornalista

Continue Reading
Geral

TJ/SC julga lageanos da ‘mensageiro’

EX-PREFEITO E DOIS EX-SECRETÁRIOS ESTÃO ENTRE AQUELES QUE DEVEM TER SENTENÇA RECORRÍVEL ANUNCIADA

Salvo alguma situação de última hora que retire da pauta o julgamento da Operação Mensageiro, programado para esta quinta-feira, 27, a 5ª Câmara de Direito Criminal do TJ/SC apreciará o feito a partir das 9h da manhã. A referida Câmara é presidida pela desemabrgadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer e conta ainda com mais três desembargadores, incluindo um deles, o desembargador Luiz Neri Oliveira de Souza, que atuou como Magistrado em Lages antes de ascender à função no TJ/SC. Os desembargadores Antônio Zoldan da Veiga e Luiz César Schweitzer completam o colegiado de julgadores.

O RITO DO JULGAMENTO

O julgamento ocorre de forma presencial com oportunidade aos advogados de defesa se manifestar, a partir de inscrição prévia para a chamada sustentação oral. Os gestores da empresa Serrana Engenharia, o ex-prefeito Ceron e os dois ex-secretários Arruda e Delfes serão julgados. Esse é apenas um dos processos da referida operação.

DESDOBRAMENTO IMPREVISÍVEL

Há cenários possíveis a partir do desdobramento do julgamento do ex-prefeito Ceron. O primeiro deles é a absolvição, considerando a inconsistência de provas nos autos. Essa hipótese, embora exista, é pouco provável porque ficaria estranho para o Judiciário Catarinense mandar prender e afastar um prefeito por 6 meses do cargo e depois decidir que ele é inocente. As outras duas hipóteses versariam pela quantidade de pena. Se considerada a ausência de provas robustas contra o prefeito, ele poderia pegar pena na faixa de 2 a 4 anos, talvez até 8. Mas se seguida a linha de julgamento de outros prefeitos na mesma operação, a pena pode passar de duas décadas.

PRISÃO PÓS-JULGAMENTO?

Não. Via de regra não há hipótese de prisão aos agentes públicos de Lages após o julgamento desta quinta-feira, 27, em caso de condenação. É que daquilo que o colegiado cameral do TJ/SC decidir, caberá recurso ao próprio Tribunal, depois ao STJ e, em algumas circunstâncias, ao próprio STF. E um cumprimento de sentença (na hipótese de prisão), via de regra se estabelece somente após o trânsito em julgado de sentença que pode levar alguns anos.

Os outros dois agentes públicos lageanos também denunciados no âmbito da Operação Mensageiro, eram, naquele 6 de dezembro de 2022 secretário e diretor da Semasa. Mas no caso deles, o processo corre em uma das Varas Criminais da Comarca de Lages, por não terem prerrogativa de função.

Continue Reading
Geral

‘Estrada boa rural’ a caminho

PROGRAMA É UMA VERSÃO DO ESTRADA BOA DIRECIONADO PARA ESTRADAS NO INTERIOR DOS MUNICÍPIOS

Presente em Campos Novos com uma comitiva da Secretaria de Agricultura de Lages, para acompanhar a abertura do Show Tecnológico da Copercampos (que vai até esta quinta-feira, 27), o secretário Pedro Donizete retornou com uma notícia boa no pessuelo. Trata-se do anúncio do governador Jorginho de que o Governo do Estado vai implementar uma versão para ajudar os municípios na manutenção de estradas do interior denominada Estrada Boa Rural.

SERIA ASSIM

“O Estrada Boa Rural vem ao encontro das ações da prefeitura no interior do município. Com isso poderemos planejar a ampliação das obras de melhorias na infraestrutura das estradas vicinais”, cita Pedro Donizete. Em Lages, um trecho inicial de 120 quilômetros de estradas, abrangendo 11 localidades do interior do munícipio já está sendo recuperado, incluindo a manutenção e reconstrução de pontes.

Até o jornalista Iram de Moraes (direita) se integrou no retrato do grupo lageano presente em um dos maiores eventos do agronegócio catarinense que está acontecendo nesta semana em Campos Novos

Continue Reading