Geral

Lages: Novidade da Terra Engenharia

MONET RESIDENCIAL É O NOVO EMPREENDIMENTO QUE A EMPRESA COMEÇA A CONSTRUIR EM LAGES

Terra Residencial (bairro Frei Rogério), Condomínio Residencial Centenário, Mariah, Távora Tigre, Residencial Mirante da Boa Vista e o mais recente Residencial Bérgamo, além de empreendimentos como Recanto do Araçá e, em breve, um dos maiores loteamentos de Lages, ao pé do Morro Juca Prudente. Tudo isso é obra e aposta da Terra Engenharia no mercado imobiliário de Lages. E a melhor propaganda da empresa é feita pelos próprios clientes que passam a residir ou compram para investimentos, unidades construídas pela empresa.

NOVO EMPREENDIMENTO

Com esse portfólio que fala por si, a Terra Engenharia está colocando no mercado uma nova aposta. É o Monet Residencial que será construído na rua Carolina Batalha Ribeiro (via paralela à rua James Robert Amos pertinho do Fórum da Comarca de Lages). Para conceber o projeto do Monet, a Terra Engenharia foi atrás do que há de mais inovador e tecnológico para o setor em Lages. De área de lazer na cobertura (piscina, academia e outras opções) até opções diferenciadas de tamanho dos apartamentos que variam de studios com 42m² a duplex de 137m².

A apresentação do Monet Residencial aconteceu no salão do Residencial Bérgamo pelos engenheiros Leonardo e Flávio Tutida (Terra Engenharia) juntamente com o gestor da Zeh Imóveis, Cleiton José Fávero Letti

O engenheiro Flávio Tutida observa que se buscou o que há de mais inovador e tecnológico para disponibilizar nesse empreendimento que alia a boa localização e a discrição do endereço onde será construído. “Escolhemos a dedo o terreno para que pudéssemos ofertar essa opção aos nossos futuros clientes”.

O engenheiro Leonardo Tutida (esquerda) detalhou a característica de cada unidade, citou sobre a agregação que é feita desde o projeto para garantir conforto e segurança ao morador.

A empresa Zeh Imóveis já está fazendo pré-reserva de unidades, a partir das informações que integram o projeto, como informou Cleiton Fávero Letti durante a apresentação do empreendimento na parceria que mantém com a Terra Engenharia

Acima temos o prospecto parcial de um dos banners do novo empreendimento da Terra Engenharia em Lages

Este post é informativo e não publicitário!

Continue Reading
Geral

Carmen dialoga com Simproel

NA PAUTA AS CLÁUSULAS DO ACORDO COLETIVO COM O MAGISTÉRIO PARA O ANO DE 2025

Acompanhada dos secretários Evandro Frigo (Fazenda) e Cristian de Oliveira (Educação), a prefeita Carmen Zanotto recebeu a diretoria do Simproel. A entidade que representa quase 2.000 profissionais da educação efetivos da rede municipal de ensino busca o cumprimento das chamadas cláusulas do acordo coletivo que foi encaminhado para este ano.

ADIANTE AS DEFINIÇÕES

Especialmente o secretário Frigo está avaliando o significado do cumprimento das referidas cláusulas como impacto às finanças do município. Mas a partir daquilo que voltou a ser apresentado à prefeita (ela já tinha conhecimento da pauta), ficou encaminhado que depois do carnaval se tomará uma decisão. Embora o acordo coletivo seja mais amplo, o mínimo que o município precisa entregar é a reposição da inflação dos últimos 12 meses nos salários dos servidores.

O diálogo entre as partes (Simproel e Executivo) é tranquilo porque a presidente da entidade é a vereadora Elaine Moraes, colega de Cidadania da prefeita Carmen Zanotto. Tem que ver se essa relação de amizade ajuda ou dificulta as negociações já que para os amigos é mais fácil dizer ‘não’.

Continue Reading
Geral

A primeira usina de etanol em SC

PROTOCOLO ASSINADO ENTRE O GOVERNADOR JORGINHO E COPERCAMPOS PARA IMPLANTAÇÃO DA USINA DE ETANOL À BASE DE CEREAIS

O ato aconteceu durante a abertura do 29º Show Tecnológico Copercampos na manhã de terça-feira, 25, em Campos Novos. Foram entregues 39 equipamentos agrícolas aos municípios e assinado o Protocolo de Intenções para incentivar a Copercampos a instalar a primeira usina de etanol à base de cereaios de Santa Catarina.

O protocolo de intenções foi formalizado pelo governador Jorginho Mello e pelo presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca (segurando o papel ao lado do governador). Acima é o momento de entrega da licença do IMA para a usina ser instalada.

CONTRAPARTIDA

Com esse compromisso, o Estado garantirá incentivos econômicos e fiscais para viabilizar a implantação da primeira usina de etanol à base de cereais em Santa Catarina. Em contrapartida, a Copercampos investirá R$ 200 milhões na construção da usina, que deverá gerar 100 empregos diretos e 800 indiretos, além de uma produção estimada de 36 milhões de litros de etanol de milho no primeiro ano de operação.

Na ocasião, o governador também entregou a Licença Ambiental Prévia de Instalação, concedida pelo IMA ao presidente da Copercampos, garantindo mais um passo para a concretização do empreendimento. O local da futura usina é esse acima no distrito de Encruzilhada que já recebeu a terraplanagem.

 VOOS, LINHAS DE CRÉDITO E MAIS

Durante o discurso, o governador Jorginho falou aos presentes na abertura do Show Tecnológico Copercampos até em implementar voos regionais (olha isso, Correia Pinto!):

“Estou aqui para trazer anúncios importantes como essa usina para produção de etanol à base de cereais. Sem dúvidas, será um grande avanço. Nosso agro é forte e precisa de todo o nosso apoio. Estamos com projeto de implementar voos regionais ligando nossas cidades e encurtando distâncias. Temos muitos programas de linhas de crédito para apoiar nossos produtores rurais”.

Parlamentares como Carol Di Toni (direita), Daniela Reinehr e Altair Silva, integraram-se ao evento que é considerado um dos mais expressivos do agronegócios de SC

Fotos Roberto Zacarias e informações de Osvado Sagaz

Continue Reading
Geral

10% de ruas em boas condições

ESSA É A REALIDADE DE LAGES APONTADA PELA PRÓPRIA PREFEITA CARMEN ZANOTTO

Foi durante a assinatura de quatro ordens de serviços que a prefeita Carmen Zanotto lançou mão de alguns dados para apontar a precariedade da infraestrutura de Lages. Segundo ela, a cidade tem 800 km de ruas sem pavimentar, que significa em distância duas viagens de ida e volta a Florianópolis. “A estimativa é de que 40% delas sequer podem ser chamadas de ruas”, apontou a prefeita se referindo, portanto, a 300 km de vias que não podem nem ser consideradas ruas.

OUTROS PERCENTUAIS

Ainda na fala de Carmen Zanotto, ela cita que “outros 40% (das ruas) estão em estado crítico, apenas 10% em situação regular, e somente 10% em boas condições”. Para manter a política de infraestrutura já desenvolvida na gestão anterior de pavimentações, quatro ruas receberam ordens de serviços para asfaltalmento: Benedito Alves de Souza (São Pedro); Cândido Portinari (Vila Nova); Clube de Regatas Vasco da Gama (Santa Mônica) e Generoso Alves Madruga (Santa Maria).

Prefeita e vice dão um confere nas ordens de serviços assinadas neste 25 de fevereiro em ato no Mercado Público

OS 55 DIAS DA GESTÃO

Durante a assinatura das ordens de serviços foram apresentados dados dos primeiros 55 dias da nova gestão para atacar os problemas mais complexos da falta de infraestrutura de Lages. “Já foram 110 quilômetros de vias beneficiadas em dez bairros”. Com recursos investidos na ordem de R$ 1,5 milhão nesse mês e meio, “foram utilizadas 400 toneladas de massa asfáltica usinada para correção de buracos e 2.600 toneladas de massa asfáltica em obras de recapeamento e reperfilagem”.

Além das novas ordens de serviço, o secretário de Obras, Cleber Machado Arruda (foto acima), explanou sobre o trabalho já executado em diversas frentes e do planejamento para o semestre corrente:

“Herdamos 65 contratos em andamento, em que tivemos de interceder para sua retomada. Já finalizamos 17 deles, o que possibilitou dar sequência a novas obras. Paralelamente a estas quatro formalizadas hoje [terça-feira], já temos outras quatro encaminhadas para breve”.

Continue Reading
Geral

Cidadão de um século na Epagri

ELE ATUOU QUATRO DÉCADAS NA ATUAL EPAGRI E AOS 101 ANOS RETORNOU AO LOCAL DE TRABALHO

Um registro de reconhecimento e valorização àqueles que ajudaram – ou seguem ajudando – a tornar gigante as instituições das quais fizeram parte. É o caso de Edu Neves Reis, um senhor simpático que completou expressivos 101 anos de vida e que dedicou quatro décadas à atuação na Estação Experimental da Epagri em Lages. Nesta segunda-feira, 24, acompanhado do pesquisador Vilmar Zardo, que é amigo da família, Edu Reis retornou ao local onde trabalhou por tanto tempo.

HISTÓRIA DE ATUAÇÃO

Edu Neves Reis ingressou na instituição em 1947 onde permaneceu até meados da década de 1980, quando se aposentou. A Epagri inclusive surgiu depois de sua saída (em 1991) resultado da fusão de instituições como Empasc, Acarpesc, Iasc e Acaresc, mas foi na Estação Experimental de Lages, um prédio histórico encravado nos altos do Morro do Posto, que o centenário cidadão se dedicou na trajetória de trabalho.

O encontro com a nova geração de pesquisadores e colaboradores da Epagri, na recepção inclusive da Gerente da Estação, Marlise Nara Ciotta, evidenciando o respeito e carinho àqueles que ajudaram a construir a história da pesquisa e extensão no setor produtivo agrícola de SC

Lúcido, Edu Neves Reis percorreu o ambiente da Estação Experimental da Epagri (no registro com o pesquisador Vilmar Zardo e a gerente Marlise Ciotta), conferindo a evolução da estrutura governamental de apoio ao agro catarinense…

Um dos momentos emocionantes da visita, Edu Reus abre o cofre, rotina que repetia nas atividades como colaborador da estrutura, na função de tesoureiro. “Sinto não poder mais continuar trabalhando, porque fui muito feliz aqui”, disse Edu, visivelmente emocionado em retornar ao lugar onde passou quase meio século da vida.

Registros e textos do jornalista Pablo Gomes – Bolsista Epagri/Fapesc

Continue Reading
Geral

A pauta não-joinha de Lages

VEREADOR DESFILA NA OPOSIÇÃO APONTANDO GARGALOS E PENDÊNCIAS DA ATUAL GESTÃO

Álvaro Joinha (PP) está experimentando um novo comportamento no parlamento lageano. O vereador que passou boa parte do primeiro mandato como Secretário de Desenvolvimento Econômico, agora está na oposição. E nessa condição não tem se recolhido de apontar o dedo e exteriorizar algumas situações pendentes de providências.

NESSE SENTIDO

A semana começou com o vereador Joinha madrugando na fila da UBS (posto de saúde) do bairro da Várzea. Exteriorizou a situação complicada que a população enfrentan à espera da abertura da unidade de saúde para agendar consultas e outros procedimentos. “Era para melhorar, mas a situação da saúde está pior que na gestão anterior”, disse um interlocutor na conversa com o vereador do PP.

Joinha exercita uma tarefa diferente daquela que estava acostumado (que era defender o Paço). Agora ele atua na oposição exteriorizando situações que precisam de providências

POSTO FECHADO

Na semana passada o mesmo vereador Joinha foi até o Km 205 da BR-282 onde está o Posto de Informações Turísticas. Interpelou um turista gaúcho (Passo Fundo) que parou no local em busca daquilo que a estrutura propõe: informação. “Reinauguramos no dia 5 de dezembro com acessibilidade, banheiros e uma nova estrutura. E olhem a situação, tudo fechado”, apontou Joinha ao tentar abrir a porta, inclusive os próprios banheiros estão na mesma condição: fechados.

Essa situação do Posto de Informações Turísticas em plena temporada fechado já havíamos chamado a atenção ainda em janeiro. Passados 30 dias (e quase 60 da nova gestão) e a estrutura continuava do mesmo jeito, quando da visita de Joinha ao local.

Continue Reading